• Equipe Pião

20 Dicas de Marketing para Pequenas Empresas

Atualizado: Mai 13

Como utilizar estratégias de marketing online para a sua pequena empresa? É possível atuando sozinho? Esta é uma dúvida para muitos empreendedores, afinal, são milhares de ferramentas disponíveis. E dominar o marketing para micro e pequenas empresas não é fácil.

Os recursos são mais limitados e a margem para erros é bem menor. Esse é o fator que torna a internet a solução econômica e eficiente para micro e pequenas empresas que querem aumentar a visibilidade do seu negócio.

Você já usa a internet para vender mais

A internet já não é mais novidade. Diariamente, fazemos uso de e-mail para negócios, acessamos sites, conversamos com clientes por chats, compramos em lojas virtuais, utilizamos as redes sociais.

Porém, por tê-la incorporado às nossas vidas tão rapidamente, esquecemos às vezes que esses usuários presentes na internet, também são nossos clientes e consumidores. Mais do que navegar na internet, os usuários estão ditando regras e tendências, moldando a relação dos consumidores com as marcas.

O grande barato da web é que ela proporciona a chance de o pequeno competir saudavelmente com o grande, com as mesmas ferramentas e estratégias.

Por isso, você deve aproveitar a Internet para o seu negócio, sem desperdiçar dinheiro ou recursos e estabelecer vantagens competitivas mais permanentes por meio de uma estratégia coerente, eficiente e eficaz.

Dica 1: Pesquise as oportunidades


Dica de Marketing 1: pesquise sobre o público consumidor e clientes atuais

A internet oferece milhares de ferramentas que podem auxiliar a coletar e compilar essas informações com agilidade e precisão. Essas ferramentas podem inclusive ajudá-lo a criar novos produtos.

Sabendo disso, não perderá tempo e dinheiro tentando vender algo pra alguém que não precisa e terá um embasamento seguro para a tomada de decisão.

Dica 2: Construa sua presença online

Se sua empresa ainda não tem uma página na internet ou perfis na

marque-presenca_marketing-para-empresas

Cada vez mais as pessoas compram e discutem marcas e produtos pela rede e as empresas que ficarem de fora desse movimento vão perder novos consumidores.

Além disso, através das redes sociais é possível ouvir os clientes, encontrar pontos a melhorar e fazer mudanças no negócio seguindo a demanda de quem compra.

Dica 3: Faça um plano de marketing prático

O

plano de marketing_marketing para empresas

O primeiro passo é analisar os fatores externos e internos que podem influenciar o desempenho da empresa. Entenda como funciona o comportamento de compra do cliente e conheça bem os outros players (competidores) no mercado.

Isso ajuda a definir o posicionamento da empresa e traçar as estratégias, os objetivos e as metas de marketing. Todo plano de marketing deve ter um cronograma que indique um responsável para cada ação.

Dica 4: Consolide a sua marca no mercado potencial


marca no mercado_marketing para empresas

Para isso, depois que você tiver criado a sua página, busque parcerias estratégicas e divulgação em outras página que não só através da sua própria, para que seu público chegue mais facilmente até ela.

Ter o seu perfil linkado a outros nomes reconhecidos, por exemplo, passa confiança e credibilidade à sua marca.

Dica 5: Venda benefícios, não apenas produtos


venda servicos_marketing para empresas

A impressão que um cliente leva é tão importante quanto quanto à satisfação dele com produto em si.

Com um atendimento bem definido, fica mais fácil receber sugestões de mudanças e melhorias.

Assim, é possível criar uma vantagem competitiva para ser explorada nas suas campanhas e gerar engajamento positivo da sua comunidade online.

Dica 6: Calcule o retorno do marketing


Calcular o ROI do Marketing para Pequenas Empresas

Tenha uma planilha organizada que compare o objetivo da nova estratégia com o resultado conseguido. Compare também os números do período anterior para calcular o impacto do esforço feito para divulgar a marca.

Dica 7: Tome cuidado com o desconhecimento!

O

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Caso você não tenha formação em administração ou um conhecimento aprofundado em marketing, a internet disponibiliza inúmeros conteúdos para você se informar sobre novidades, tendências e obter dicas.

Não deixe de dedicar algumas horas do seu tempo para isso. Certamente você verá os resultados no futuro!

Mais 13 dicas rápidas e práticas de marketing para micro e pequenas empresas:

  1. Continue estudando mais dicas de marketing para micro pequenas empresas;

  2. Trace um planejamento de marketing digital;

  3. Posicione-se na internet diferente de todos os seus concorrentes;

  4. Invista pelo menos 1h por dia acompanhando e otimizando o seu marketing digital;

  5. Crie um site com blog e redes sociais voltado para vendas com uma rotina semanal de atualização;

  6. Trabalhe duro e goste de usar a internet para o seu negócio (trata-se de uma construção contínua e às vezes demorada);

  7. Não centralize seu marketing no escritório. Utilize o seu smartphone para gravar vídeos, fazer transmissões ao vivo, postar fotos e fomentar a sua comunicação;

  8. Conheça o seu público-alvo de verdade (o que ele pensa, sites que acessa, o que faz quando não está comprando algo da minha empresa);

  9. Defina objetivos práticos de marketing digital (quantos seguidores em quanto tempo, quantos acessos em cada página, quantas vendas precisa fazer para justificar o investimento);

  10. Organize e unifique a sua comunicação (é muito comum falar uma coisa em cada mídia online);

  11. Dê voz ao seu público com pesquisas e leve em consideração cada opinião;

  12. Preze pela qualidade máxima e transparência (mentir na internet nunca é uma boa ideia para empresas de todos os tamanhos);

  13. Transforme desafios em oportunidades sendo criativo.

Dica Bônus: Inbound marketing para micro e pequenas empresas

O inbound é o marketing de atração. Nele, em vez de empurrar anúncios que muitas vezes não obtém sucesso, sua empresa cria conteúdos como vídeos, posts de blog e outras mídias com grande capacidade de atração. Assim, os seus clientes vêm até você de forma espontânea.

Conteúdos certamente são uma ótima forma de criar e fortalecer a presença on-line. O chamado Marketing de Conteúdo pode ser utilizado para a marca prestar uma informação útil ao seu público-alvo, como já fazem diversos players. Outra prática comum é ajudar os internautas em problemas específicos, que a empresa pode resolver. É uma forma de criar autoridade em determinado segmento.

Para uma empresa com orçamento de marketing reduzido, o bom posicionamento e presença on-line pode ser a forma de competir com os grandes.  E já existem diversos serviços especializados em criar conteúdo corporativo, como a Redaweb, Rock Content, Gummy e outras. Esse tipo de serviço ajuda os empreendedores que não têm braço para a produção de conteúdo.

Como escolher uma empresa de marketing?

Uma empresa de marketing digital especializada ajudará você a traçar as melhores estratégias e principalmente a executá-las. Isso economiza muito tempo e recursos do seu negócio que não precisará contar com um grande setor de marketing local para a operacionalizar e monitorar as estratégias de marketing. Além disso, terceirizar o marketing traz um novo ponto de vista de alguém inserido em vários mercados.

Mas como escolher uma boa empresa de marketing? A primeira dica é não levar em consideração apenas o valor cobrado pelo serviço. O barato, nesse mercado, pode custar caro. Então, veja as características das melhores agências de marketing para não errar nessa decisão e acabar desperdiçando dinheiro:

  1. Peça para visualizar os últimos relatórios de resultados dos seus clientes (marketing digital é construído com ROI e não métricas de vaidade)

  2. Avalie o tempo que a empresa de marketing tem no mercado

  3. Converse com pelo menos um dos seus clientes ativos com mais de um ano de contrato

  4. Visite o escritório de marketing se ele estiver perto da sua cidade

  5. Solicite um contrato pequeno inicial de consultoria e planejamento, depois aumente o contrato se a empresa de marketing mostrar-se efetiva

Conclusão sobre o Marketing para Micro e Pequenas Empresas



marketing digital para micro e pequenas empresas

Continue aprendendo e crescendo no marketing digital.


A internet é uma arma poderosíssima, mesmo em tempos de crise. Hoje, existem 168 milhões de smartphones com acesso à internet. Isso significa que quase com certeza o seu público está online e disponível para um relacionamento com sua empresa. Para isso, você precisa estar na internet, no lugar certo, com a mensagem certa e a solução certa.

É muito importante conhecer as ferramentas, ter tempo para planejamento e execução das ações. Neste contexto, entram as agências digitais. Aliadas para as companhias aumentarem a credibilidade, fortalecer a marca e vender mais na web. Ao contratar uma agência, você delega a comunicação da sua empresa para um especialista. Assim, você foca apenas em crescer a operação do seu negócio. E essa é uma boa ideia não é mesmo?

Bibliografia

FILHO, Cézar Augusto Gehm. 20 DICAS DE MARKETING PARA PEQUENAS EMPRESAS. Disponível em: <https://odig.net/dicas-marketing-para-micro-e-pequenas-empresas/>. Acesso em 30 de Novembro de 2018.

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