• Equipe Pião

Marketing Digital com foco em criatividade: o caminho do fracasso




Estamos falando de criatividade gráfica, para produção de imagens e vídeos para anúncios ou websites. São aquelas demandas que parecem simples, mas custam uma fortuna em recursos financeiros e tempo. E pior, muitas vezes ainda não ficam como gostaríamos, e não sabemos como melhorar. Ai começa tudo novamente.

Como conquistar a atenção do seu público alvo?

Esta dúvida leva muitas pessoas a se preocuparem em excesso com a criatividade gráfica, e acabam esquecendo (ou não sabem mesmo) de outros elementos fundamentais para o sucesso no marketing digital. Assim, acabam aplicando mais tempo e dinheiro nesta fase do que deveriam.

O marketing digital é composto por várias etapas, e para ter sucesso, é preciso ser bom em todas elas. Quando se esquece de uma das fases, o elo é quebrado e o resultado não acontece.

Quais são as fases do marketing digital

• Alcançar

Através de campanhas no Facebook Ads ou Google Adwords, alcance orgânico de redes sociais (isto não existe mais) e dos sites (precisa ser bom para indexar mais que os concorrentes), e-mail marketing e ações com fonte de tráfego de terceiros, como influenciadores digitais (blogueiros e youtubers).

• Atrair

Sua publicação chegou na pessoa certa, foi alcançada. A atração depende da mensagem que vai apresentar, e como a concorrência é alta, são poucos segundos para gerar o interesse. O que conta é o texto da chamada e a imagem ou vídeo. Neste momento, a reputação da marca e dos produtos fazem a diferença também.

• Encantar

Sua mensagem atraiu o visitante para um site, blog ou aplicativo. Parabéns. Agora é necessário explicar os benefícios e seu diferencial competitivo. Novamente, ser objetivo faz a diferença para reter o interesse e passar a mensagem.

• Engajar

Nem sempre a conversão vai ocorrer após encantar o cliente na primeira vez. Pode ser necessário repetir o processo até que ele esteja em seu momento de compra. Esta fase é o engajamento, que consiste em se comunicar várias vezes com o cliente, com um custo reduzido.

• Converter

O usuário está no seu site, foi encantado e agora está apto a comprar ou fazer um contato. Para converter, é necessário ter um processo de compras confiável e amigável; com formulários de contato acessíveis, ferramentas de chat online, WhatsApp, etc.

Aqui inicia o desempenho da equipe comercial. O marketing digital ainda pode contribuir no engajamento, trazendo este visitante mais vezes para novas conversões.

O perfil do consumidor pode ser racional ou emocional

Existem milhares de teorias sobre o comportamento do consumidor. Citarei apenas uma bem simples: é possível dividir as pessoas em racionais e emocionais.

Racionais

Seja direto, eles não querem ser “enrolados”. Mostre os benefícios que eles terão, e precisa fazer sentido, ser matemático.

Frases que fazem sentido: “Pague 2 leve 3”, “20% de desconto”, “Motor com 750 cv que faz de 0 a 100 em 7 segundos”, “Limpa mais fácil e sem arranhar”.

Emocionais

Gostam de entender todo o contexto, escutar histórias. Enxergam além dos benefícios diretos.

Frases que fazem sentido: “Tão bom quanto sua infância”, “Seja um campeão você também”, “Mais brilho para iluminar sua vida”, “Conquiste o mundo”.

Onde a criatividade faz a diferença

A criatividade funciona mais com o perfil emocional, mas também pode ser usada para mostrar os diferenciais para o perfil racional. Ou seja, criatividade é importante. Claro que sim. O que estou dizendo é que não resolve sozinha, é preciso conciliar o orçamento.

Nas fases do marketing digital, a criatividade ajuda a “atrair e engajar” principalmente. Também apoia o “encantar”, com gráficos para apoiar em explicações e reter a atenção.

Uma das fases mais importantes do marketing digital é o “alcançar”, pois sem ela, nada acontece depois. E para alcançar é preciso “pagar”, ou seja, contratar mídias patrocinadas. Então gastar os recursos na criatividade dos anúncios criando vídeos, imagens e conceitos muito caros, pode colocar em risco o alcance das campanhas.

Como usar a criatividade na medida certa

É aí que entra a estratégia e o planejamento. Analisar tudo o que deve ser feito antes de começar, dividir os recursos e calcular o tempo necessário para criar e colocar em prática as campanhas.

Uma pergunta muito frequente é: “Devo fazer um vídeo?” Pode ser incompatível com orçamento, então a resposta vai depender do orçamento total. Por exemplo, se o orçamento de uma campanha é R$ 40 mil, então talvez seja viável investir R$ 5 mil em um vídeo. E no plano o vídeo vai ser publicado por uns 6 meses para gerar o ROI.

Adapte o esforço de criação de acordo com o potencial da campanha, e com o tempo e os recursos que serão investidos para que cheguem ao seu público alvo.

Como substituir ou economizar na criatividade

Use sempre as armas que estão ao seu alcance. Por exemplo, crie templates para casos de repetição, só mudando a oferta. Use apenas imagens dos seus produtos, pois muitas vezes falam por si só e são mais diretas. Utilize inspirações ao invés de criar do zero.

Deixe que as grandes marcas com potencial de investimento milhares de vezes maior que a sua, “inovem” no processo criativo. Depois “inspire-se!”, naquilo que for viável.

Conclusão

Criatividade no marketing digital tem o seu valor, mas se aplicado na medida certa. Exageros vão sugar os recursos de outras atividades fundamentais, como o orçamento para as mídias patrocinadas. Não deixe que a área criativa defina os recursos do seu projeto, isto deve ser feito por analistas experientes. A partir daí, é fazer o melhor possível dentro dos recursos planejados.

Por fim, encontre formas baratas de criar vídeos, gráficos… Profissionais experientes podem ajudar a gerar estas economias, e criar planos equilibrados.

Bibliografia

KOERBEL, Alan. MARKETING DIGITAL COM FOCO EM CRIATIVIDADE: O CAMINHO DO FRACASSO. Disponível em: <https://www.esauce.com.br/blog/marketing-digital-com-foco-em-criatividade-o-caminho-do-fracasso/>. Acesso em 18 de Dezembro de 2018.


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