• Equipe Pião

O guia completo de Redes Sociais: saiba tudo sobre o assunto!


As redes sociais são amplamente usadas em todo o mundo e também são um recurso importante de marketing. Entenda tudo sobre elas, suas particularidades, benefícios e como usá-las em sua estratégia nas mídias sociais.


Já não existe mais sociedade sem internet. Você consegue se imaginar sem poder pesquisar suas dúvidas no Google ou sem manter-se conectado com seus amigos e parentes durante seu dia? Provavelmente não.

A predominância da internet e sua influência em nossas vidas é gigante, principalmente com o Marketing Digital e a transformação digital tão presentes. Atualmente mais de 3,8 bilhões de pessoas em todo o mundo estão conectadas ao mundo virtual.

Agora que você já sabe a vastidão de pessoas usuárias da internet, pergunte-se: qual a sua maior razão para estar online?

Cada pessoa dará uma resposta, mas é bem provável que a maioria responda as redes sociais..

Isso porque existem atualmente 3 bilhões de usuários ativos nas redes sociais. E esse número tende a crescer cada vez mais, com a dinâmica de melhorias constantes dessas plataformas e o surgimento de novas.

Se existem tantas pessoas utilizando massivamente as redes sociais  para comunicação e expressão, é esperado que empresas e usuários saibam tudo sobre elas, certo?

Este post foi criado com esse objetivo: ajudar você a conhecer tudo sobre as redes sociais!

Preparado para descobrir tudo do mundo das redes sociais e sua influência dentro do marketing digital? É só continuar comigo:

O que são redes sociais?

Redes sociais, quando falamos do ambiente online, são plataformas facilitadores das conexões sociais em nossas vidas. Nelas nos relacionamos com outros indivíduos baseado em nossos interesses e visões de mundo.

Antes de representar tudo o que conhecemos hoje, redes sociais significava simplesmente um grupo de pessoas relacionadas entre si.

Pense nos grupos de amigos que você tem, sejam eles da faculdade, do trabalho ou mesmo sua família. Cada um desses grupos é uma rede social que você tem. Parece pouco perto de como vemos as redes sociais atualmente, não é mesmo? No entanto, essa premissa continua viva dentro das mídias que utilizamos atualmente.

Afinal, a principal função de uma rede social é conectar pessoas dentro do mundo virtual, seja para construir novas conexões sociais ou apenas manter já existentes.

É inegável o sucesso obtido pelas redes sociais que conhecemos, como Facebook e WhatsApp. Dificilmente conseguimos pensar nossas interações sociais sem a presença delas e isso mostra a força dessas plataformas, que tomam conta do mundo como conhecemos.

Mídias Sociais ou Rede Sociais?

Você provavelmente já se confundiu entre redes sociais e mídias sociais. Mas é importante salientar que elas não são a mesma coisa.  Por isso, vamos diferenciá-las agora mesmo.

Como já disse, redes sociais são os grupos de conexões e relacionamentos que temos com outras pessoas. Já as mídias sociais são plataformas que garantem que isso aconteça.

Ainda confuso? Fica claro quando entendemos que ambas podem servir como plataformas para que mantenhamos nossas redes de relacionamento, no entanto, redes sociais tem esse como sua principal característica e estão dentro do que classificamos como mídias sociais.

Enquanto mídias sociais são plataformas que tem como sua principal função o compartilhamento em massa de conteúdo e transmissão de informações, como blogs, site e até mesmo o Youtube.

Resumindo tudo isso, podemos afirmar que as redes sociais são uma categoria dentro das mídias sociais. Locais onde podemos interagir com pessoas que conhecemos, mas nos quais a todo momento estamos expostos a uma imensidão de conteúdo.

História das redes sociais

O ser humano tem a necessidade de relacionar-se. Por isso, redes sociais existem desde sempre. Mas aqui, vamos mostrar a história das redes sociais no ambiente online.

E foi exatamente pela vontade de encontrar as pessoas que as redes sociais online surgiram.

Imagine conseguir contactar seu amigos do ensino médio facilmente pela internet! O que atualmente é super fácil e acessível era uma tremenda novidade para os anos 90. Com essa ideia surgiu, em 1995 a primeira ideia de rede social do mundo, o ClassMates, que existe até hoje.

Mas se pensarmos em uma rede social como temos hoje, com bate papos, compartilhamento de opiniões, perfis e postagens, o Six Degrees foi o primeiro, em 1997.

No entanto, ele não obteve tanto sucesso quanto o Friendster, que chegou logo em 2002. Ele arrebatou tantos fãs que teve seu fim decretado pelo servidor, que não aguentava o número avassalador de acessos.

Muitas outras foram fazendo sucesso com o decorrer dos anos. As principais, até hoje, são o MySpace, Orkut, LinkedIn, Twitter e até o mais utilizado em todo o mundo atualmente, o Facebook.

É interessante pensar que durante toda a história dessas redes muitas coexistiram, assim como acontece atualmente. Um outro ponto comum é que a maioria das grandes redes foram marcadas por um período de ascensão intensa, com posterior grande queda e até mesmo o fim. É o que observamos com o MySpace e o Orkut, por exemplo.

Confira a linha do tempo completa das redes sociais no mundo:

Linha do tempo redes sociais

Bibliografia

SULZ, Paulo. O GUIA COMPLETO DE REDES SOCIAIS: SAIBA TUDO SOBRE O ASSUNTO. Disponível em: <https://marketingdeconteudo.com/tudo-sobre-redes-sociais/>. Acesso em 26 de outubro de 2018.

#youtube #facebook #redessociais #whatsapp #instagram

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo