• Equipe Pião

Otimização de Sites: 10 Técnicas de SEO Para Dobrar o Tráfego de Busca

Você está pronto para dobrar seu tráfego de busca com a otimização de sites?

Você pode ver esse tipo de aumento significativo no tráfego de busca e na sua taxa de conversão, uma vez que você entender e atender às necessidades do seu público-alvo. Neste momento, milhares – se não milhões – de pessoas estão olhando para o seu site.

B2B Marketing  nos diz que a cada mês, as pessoas usam o Google para realizar mais de 10,3 bilhões de buscas. Nos EUA, 78% das pessoas online usam a web para pesquisar produtos e serviços.

Uma vez que suas páginas começam a ter boas classificações nas buscas do Google, você verá um aumento na receita, porque você conseguirá mais cliques. Um estudo realizado pela SocialTimes descobriu que o primeiro link nos resultados de buscas consegue um pouco mais de 17% dos cliques.

image27

De acordo com HubSpot, 80% do tráfego de um site começa com uma busca. É por isso que a otimização de sites (trabalhar com SEO) é tão importante.

Aqui estão 10 técnicas de SEO (otimização de sites) que você pode implementar imediatamente para aumentar seu número de visitantes, tráfego de busca e taxa de conversão.

1. Faça uma Auditoria da Estrutura do Seu Site

Auditar a estrutura de um site é como você descobre porque você não está recebendo o tráfego de pesquisa e vendas suficientes.

Em termos gerais, a auditoria na otimização de sites é um exame sistemático de um evento, um resultado, um conceito ou livros financeiros, a fim de tomar decisões mais inteligentes. No mundo do SEO, a auditoria é uma técnica de growth hack que irá ajudá-lo a atrair e reter clientes.

image01

Você examina de perto o desempenho geral do site, em seguida, define e implementa novas metas com base no seu exame. Isso ajuda a aumentar o seu lucro sem trabalhar muito duro.

image05

Então, aqui estão alguns passos simples que você pode usar para realizar uma auditoria e descobrir oportunidades para melhorar seu trabalho com a otimização de sites:

Otimização de sites passo #1: Vá ao QuickSprout. Insira a URL do site na caixa de busca e clique em “Entrar com o Google”.

image46

Otimização de sites passo #2:  Analise o desempenho do seu site.

image04

A partir da análise acima, você pode ver que o positivityblog.com é carregado rapidamente, o tamanho da página é de 575,9kb, com 33 solicitações ao servidor. Isso parece muito bom, mas ainda tem lugar para melhorias.

Atualmente, existem 3 advertências – são elementos da página que podem ser eliminados ou melhorados. Quando você rolar a página de resultados, você vai encontrar as advertências:

image16

As melhores tags de títulos contêm de 15 a 65 caracteres. Mas os cabeçalhos da captura de tela acima estão entre 74 e 73 caracteres, respectivamente. Este é um dos títulos:

Simplicidade Diária: 13 hábitos que irão tornar sua vida mais leve e feliz

~ 74 caracteres

Agora, vamos reduzi-la a 65 caracteres ou menos, mantendo as palavras-chave e intenção:

Simplicidade Diária: 13 Hábitos para viver mais leve e feliz

~ 60 caracteres

13 hábitos pessoais para viver uma vida mais leve e feliz

~ 57 caracteres

Nota: Esta única alteração não pode melhorar os rankings da página ou autoridade, mas vai conseguir mais cliques. Mais cliques significa mais tráfego de busca.

image19

As tags de título são elementos importantes de SEO (otimização de sites) e devem ser criadas corretamente. São básicas e compatíveis com os padrões HTML, razão pela qual o Google espera vê-las no seu site. Veja como ao otimizar as tags de título, você pode obter mais tráfego.

Mais importante ainda, elas criam uma melhor experiência para os usuários. Títulos apropriados podem fazer seus subtítulos e corpo de texto destacarem, para que as pessoas compreendam melhor e desfrutem do seu conteúdo.

Quando você auditar a estrutura do seu site, você provavelmente vai encontrar outros erros e sugestões sobre como corrigí-los. QuickSprout é a ferramenta de SEO (otimização de sites) que eu uso para assegurar o desempenho eficiente das minhas páginas.

2. Pesquisa de Dados pelo Valor do Usuário Final

Estritamente falando, o Google não é uma empresa de publicidade. Eles são uma grande empresa de dados. Cada ferramenta, plataforma e dispositivo que eles desenvolvem tem uma finalidade: obter dados de usuários e usá-los para construir um sistema mais forte.

image58

Na mesma linha, você precisa se concentrar nos dados dos seus usuários-alvo. Seu objetivo é duplicar o seu tráfego de busca entendendo a sabedoria popular.

Em outras palavras, seus usuários ideais de um produto ou serviço dão um feedback, que então determina que tipo de conteúdo você vai criar para melhor atendê-los.

image13

As opiniões dos seus usuários contam. O público determina quais ideias, artigos, produtos ou conceitos serão investidos ou compartilhados.

Pense na Kickstarter. A maioria das campanhas permanecem despercebidas por vários dias, até que algumas pessoas doam dinheiro. Em seguida, outras pessoas começam a doar também.

image51

Então, como você consegue dados relevantes sobre os interesses dos seus usuários?

Existem várias plataformas de mídia social que você pode usar. Pergunte-se: onde é que as pessoas costumam passar o tempo, e quais são os assuntos que elas sempre estão falando?

Eu pessoalmente gosto de usar o Quora. Ele me dá uma ideia do que meu público-alvo está falando, e eu posso aprender com especialistas do processo. Se eu fosse escrever um livro ou curso, as ideias do Quora seriam úteis. Aqui estão os passos básicos:

Passo #1: Vá ao Quora. Na página inicial, digite a palavra-chave primária (por exemplo, tráfego do blog). Aperte o botão “enter”.

image65

Otimização de sites passo #2: Analise o resultado com o maior número de respostas. Clique no título mais interessante ou relevante e leia as respostas dos usuários.

image66

Otimização de sites passo #3:  Extraia ideias para seu conteúdo.

image30

Existem atualmente 16 respostas diferentes para essa pergunta. A imagem acima é apenas uma das respostas, mas você pode imaginar o quanto de conteúdo de alta qualidade que você poderia criar a partir dessa resposta apenas.

Outra forma comum para obter dados dos usuários é através de pesquisa de palavra-chave. Use o Ubersuggest para gerar palavras-chave de cauda longa com base no que as pessoas estão procurando no Google.

Otimização de sites passo #1:  Vá ao Ubersuggest.org. Insira sua palavra-chave (por exemplo, converter visitantes) na caixa de pesquisa, preencha a caixa de CAPTCHA, e clique em “sugerir”.

Otimização de sites passo #2: Escolha suas palavras-chave de cauda longa, que são baseados nas pesquisas dos usuários no Google. Você não pode encontrar essas frases-chave quando você usa o Google AdWords Keyword Planner, mas elas são muito úteis.

image63

Nota: a pesquisa de dados é útil se os resultados se aplicam a seus usuários. Você também pode extrair respostas em tópicos de fóruns, grupos do LinkedIn, grupos no Facebook, etc. Enquanto você responder a perguntas dos usuários com o seu conteúdo, seu tráfego de busca irá melhorar e também sua taxa de conversão.

3. Criar landing pages mais otimizadas para ajudar na otimização de sites

Uma landing page bem projetada pode melhorar a sua geração de leads e as vendas. Quanto mais landing pages você criar, mais portões você abre para a otimização de sites.

Infelizmente, poucas empresas B2B compreendem plenamente a importância da landing page

image74

De acordo com MarketingSherpa, 44% dos cliques para empresas B2B vão para uma homepage, não uma landing page. Claro, a página inicial é importante, mas sua página de destino (landing page) é onde você inicia um relacionamento.

Copyblogger Media criam landing pages de alta qualidade sobre temas populares. Eles vão além com gráficos e layout profissionais.

Em seguida, eles direcionam o tráfego, links e autoridade para a página através de assessoria de imprensa e marketing de conteúdo.

image55

Quando você clicar em qualquer um desses tópicos, você é levado para uma landing page. Então, você acha que essas páginas têm bom valor de SEO? Será que as pessoas realmente fazem links a elas e as compartilham nas mídias sociais?

Vamos descobrir.

Vá ao Ahrefs.com, digite a URL da landing page (copyblogger.com/copywriting-101), e clique em “busca de links.”

image36

Como você pode ver na imagem acima, essa landing page tem 799 links de entrada (inbound links) de confiança, mais de 1.000 tweets, e 446 curtidas no Facebook.

As landing pages podem gerar uma renda impressionante. Não é de admirar que a Conversion Rate Experts gerou US$ 1 milhão para a Moz, usando uma única landing page otimizada e alguns e-mails.

image73

Seu trabalho, então, é construir landing pages estratégias para melhorar sua otimização de sites. Uma pesquisa recente descobriu que 48% dos profissionais de marketing constroem uma nova landing page para cada campanha. O objetivo é fazer uma página clicável com uma forte proposta de valor.

image31

Dell tem mais de 1000 landing pages. Quando eles testaram as landing pages no lugar das páginas do site, eles descobriram que sua taxa de conversão aumentou mais de 300%.

image70

Como trabalhar com otimização de sites no que diz respeito a landing pages:

Escolha uma palavra-chave de cauda longa e use-a para criar sua landing page. Por exemplo, a Copyblogger visa a palavra-chave “SEO copywriting” em uma das suas páginas de destino.

image41

Se você usar o Optimizepress ou outro criador de landing pages para WordPress, certifique-se de adicionar tags de título, uma meta description e palavras-chave.Use as palavras-chave naturalmente para evitar o excesso de palavras-chave.

E então você deve adicionar novos conteúdos na sua landing page. O conteúdo deve ter mais de 2000 palavras, porque isso é o que é preciso para provar ao Google que sua página é valiosa e merece uma boa classificação nas buscas.

image44

O conteúdo da sua landing page tem que  ser útil. Escreva para persuadir as pessoas a dar o próximo passo, porque esse é o objetivo número 1 de todo texto de vendas convincente: levá-lo a ler a frase seguinte.

Lembre-se que a anatomia de uma landing page de sucesso começa com o título, então a legenda, os bullet points, e assim por diante.

image07

A única finalidade da sua página é envolver o seu público. Se suas landing pages começarem a classificar para suas principais palavras-chave, você pode sempre testar textos de venda diferentes ou CTAs para aumentar a taxa de conversão.

Você também deve ter um design profissional. O “Design é o rei“, diz Derek Halpern. Se o seu conteúdo é útil, mas seu design é uma porcaria, você provavelmente vai falhar.

O design é parte do que faz com que a página seja original e relevante para o seu público-alvo. A landing page do Paper Anniversary foi projetada profissionalmente com o software Unbounce. Eles estão convertendo seus usuários em 67%.

image72

A landing page tem um forte texto de vendas, um vídeo persuasivo que é emocionalmente atraente, e depoimentos de clientes satisfeitos.

Por último, crie links para sua landing page. Não há alternativa para link building. Links ainda são um grande fator de ranking do Google no que diz respeito à otimização de sites. Sem links de qualidade, a página pode não classificar bem nos rankings, mesmo se você tiver um texto excelente.

4. Faça seu Site Responsivo e Otimizado para Dispositivos Móveis

Você pode aumentar seu tráfego de pesquisa, visando usuários móveis. Nos últimos dois anos, as consultas de busca móvel tiveram uma taxa de crescimento de 5x.

IMAGE12

Mais pessoas agora usam seus dispositivos móveis para acessar a web. Quatro em cada cinco consumidores usam smartphones para fazer compras. Está previsto que, em 2015, os compradores móveis vão gastar até US$ 25 bilhões.

image54

Os usuários de dispositivos móveis são compradores ardentes, talvez porque eles podem fazer compras em qualquer lugar. É mais difícil para os usuários de desktop. É por isso que 220 milhões de varejistas planejam investir e aprender sobre a publicidade móvel este ano.

Todas estas estatísticas estão apontando para uma coisa: há um enorme potencial para aumentar seu tráfego de busca tornando seu site otimizado para dispositivos móveis.

Outra razão para realizar a otimização de sites para dispositivos móveis, é que o Google penaliza sites que não são responsivos. Se você está procurando um tutorial passo a passo para tornar seu site rápido para qualquer dispositivo móvel ou plataforma, consulte Construindo seu Site Mobile-friendly.

5. Dobre a Força da Otimização de Sites Com Infográficos

Uma das maneiras mais simples de trabalhar com otimização de sites para duplicar o tráfego de busca é através de infográficos.

Tenho criado infográficos por algum tempo e os resultados são impressionantes. No KISSmetrics, geramos 2.512.596 visitantes e 41.000 backlinks dentro de 2 anos utilizando infográficos.

Há muito potencial num infográfico na otimização de sites. Quando você cria informações visuais de alta qualidade, você aumenta o seu tráfego web.

image42

Infelizmente, a maioria das pessoas não presta tanta atenção para a parte da “info”. Em vez disso, eles se concentram na parte gráfica.

De acordo com Unbounce, os clientes cada vez mais procuram por infográficos. A demanda aumentou 800% nos últimos 2 anos, e essa tendência continuará:

image20

Por que os usuários de busca e consumidores preferem infográficos na hora de realizar a otimização de sites?

É porque o cérebro humano processa dados visuais 60.000 vezes mais rápido do que texto. Além disso, 65% dos usuários são aprendizes visuais. E também, 90% da informação transmitida ao cérebro humano é visual.

image56

Você poderia gerar até 60.000 visitantes de busca para suas páginas de infográficos. Veja como:

i). Otimização de sites criando seus infográficos:  Encontre uma tendência ou assunto que as pessoas estão procurando, e crie um infográfico sobre ele. Você pode usar visual.ly ou outras ferramentas de infográficos.

Melhor ainda, vá no Dribbble e encontre um designer profissional de infográficos.

image23

De lá, escolha um designer e leia seu perfil.

image59

ii). Otimização de sites escrevendo novos conteúdos com base no seu infográficoPegue dados do seu infográfico e transforme-o em um artigo detalhado para acompanhar o gráfico.

As pessoas estão mais propensos a compartilhar seu infográfico, se ele vem com novos conteúdos.

Por exemplo, se o seu infográfico é intitulado “10 maneiras de fazer seu site carregar mais rápido,” você pode expandir cada uma das dicas no conteúdo que o acompanha.

Se você pode publicar conteúdo exclusivo de, pelo menos, 2.000 palavras, juntamente com o seu infográfico, seu tráfego de pesquisa irá duplicar ao longo do tempo.

Lembre-se que o Google não indexa o texto do infográfico; isso é tudo parte do arquivo de imagem. A única coisa que o Google indexa é a própria imagem. Mas quando você cria conteúdo exclusivo através da expansão da mesma ideia, você vai ganhar.

Envie seus infográficos para os 20 melhores diretórios de infográficos. Isso definitivamente vai demorar algum tempo, mas você vai colher os frutos mais tarde. Para economizar tempo, você poderia contratar alguém no Fiverr.com para fazer isso por você – apenas pesquise por “enviar infográficos”.

image60

Em seguida, clique sobre os serviços de envio e estude-os cuidadosamente. Você poderia pedir aos fornecedores para mostrar a você os sites que eles pretendem enviar os infográficos. Se você não está confortável com os sites que eles falaram, deixe-os saber. É você que está no controle.

Nota: Concentre-se em links de qualidade sobre a quantidade de links para evitar uma penalização do Google. Dessa forma, você vai melhorar o seu tráfego de buscae sustentar seus rankings.

6. Implementar Indexação Semântica Latente (LSI)

SEO evoluiu desde 2013. Hoje em dia, com as frequentes atualizações do algoritmo do Google, se você quiser prosperar nos resultados de pesquisa, você precisa se adaptar continuamente.

Um dos fatores que o Google considera ao classificar páginas da web é a Indexação semântica latente (LSI).

LSI é uma técnica de indexação e recuperação (otimização de sites) que usa uma fórmula matemática para identificar padrões num determinado parágrafo de texto.

image14

Em outras palavras, os motores de busca rastreiam o conteúdo de uma página para identificar e agrupar palavras e frases relacionadas como palavras-chave adicionais para essa página.

Em suma, LSI na otimização de sites encontra sinônimos de palavras-chave. LSI (também conhecido como co-ocorrência) pode melhorar seus rankings de buscaquando você ajuda o Google a entender o assunto que você está escrevendo e quão relevante é para a consulta de pesquisa.

Por exemplo, quando você mencionar “apple” no seu conteúdo, isso pode significar uma de duas coisas para o Google:

  1. Uma fruta

  2. Uma grande empresa de computador fundada por Steve Jobs

Então como você diz ao Google o significado exato que você está se referindo? É a empresa da maçã ou a fruta maçã? Ou é alguma coisa relacionada mas diferente?

image71

O objetivo do uso LSI na otimização de sites é para dizer ao rastreador do Google para indexar seu conteúdo com base em sua intenção. LSI na otimização de sites irá essencialmente deixar seus rankings à prova de balas e entregar resultados significativos para você.

Google espera que você mencione Bill Gates quando você está escrevendo sobre Microsoft Windows, ou “mídia social” quando você menciona Facebook e Twitter.

image10

Excesso de palavras-chave é quando você insere uma enorme quantidade de palavras-chave e frases que se relacionam com a palavra-chave principal. É uma má prática de SEO que você deve evitar a todo custo.

Por exemplo, considere estas palavras-chave relacionadas: avaliações do iPhone, iPhone melhores avaliações, novo iPhone comentários. Quando você usa todas essas palavras-chave em seu conteúdo, é provável que o Google não irá classificar essa página bem, especialmente se o conteúdo possui apenas 300 – 500 palavras.

Aqui está um exemplo de um parágrafo com excesso de palavras-chave:

Você quer aprender Java online? A maioria dos tutoriais Java não são criados para ajudar os iniciantes a aprender Java online, porque as plataformas de aprendizagem Java online não são fáceis de usar. Mas hoje, na área de Los Angeles, você pode facilmente aprender Java online a partir do conforto de sua casa e se tornar um especialista em Java.

Você viu como o excesso de palavras-chave atrapalhou a leitura do parágrafo acima? A principal frase-chave foi mencionado quatro vezes.

Mas há uma maneira melhor de mudá-lo e torná-lo mais focado no usuário, sem deixar de lado a palavra-chave principal – “Aprender Java online”. Tudo que você tem a fazer é encontrar sinônimos para as palavras e você está feito. Veja um exemplo:

Você está pronto para aprender Java online? É um bom passo para atualizar suas habilidades e conseguir uma maior chance de conseguir aquele trabalho. Existem vários lugares para aprender Java na web, e dentro de 2 – 3 meses, você estará programando em Java. A maioria das pessoas não gosta da ideia de fazer cursos de Java online, mas eu acredito que é um dos meios flexíveis para ter acesso a uma riqueza de conhecimentos e se tornar mais conceituado no mercado profissional.

A diferença é clara, certo?

Esse é o poder por trás da Indexação Semântica Latente na otimização de sites. Então, se você fosse escrever uma revisão do produto com base na palavra-chave “comprar iPad online”, você pode ver estas palavras-chave LSI:

  1. Pedido de IPad na internet

  2. Comprar iPad na loja

  3. Adquirir iPad na web

  4. Solicitar compra de iPad

  5. Comprar dispositivo iPad agora

Essas palavras-chave LSI cabem no seu conteúdo uma vez que eles são sinônimo de “comprar” e “online”.

Algumas orientações quando você está visando as palavras-chave LSI:

  1. Encontre palavras-chave LSI que significam o mesmo que a palavra-chave principal, mas com diferente ortografia e estrutura.

image67
  1. Não faça otimização de sites em excesso para palavras-chave LSI, ou então você pode ser penalizado. Usá-las somente quando necessário e certifique-se de que seu texto flui naturalmente.

  2. Escrever em tom natural. Certifique-se de que as palavras-chave LSI na otimização de sites não substituem as principais palavras-chave que você deseja classificar. As frases-chave LSK só estão lá para dar significado adicional para o seu conteúdo e para ajudar o Google a entender sobre o tema que você está escrevendo.

Marketing Land otimiza seu conteúdo para palavras-chave LSI. Eles sabem que uma vez que o YouTube é mencionado, então termos como vídeos, canais e fonte de vídeo precisam ser mencionado também. Onde Facebook é mencionado, gráfico social, compartilhar, curtir comentar também estão incluídos, como eles são todas as atividades comuns que ocorrem na plataforma.